Dinâmica de escritor: Narrador quem…?

Alô você que não sabe em que voz quer escrever!
Hoje trataremos de um dos recursos estilísticos de escrita mais importantes: A narração. Isso aflige boa parte dos escritores, que não sabem muito bem como irão intervir na estória que querem contar. O que fazer quando se têm dúvidas quanto à narração?
O melhor mesmo é conhecer, de antemão, os estilos narrativos bem como os “poderes” do estilo selecionado. E, claro… Suas limitações. Um narrador que começa como personagem e se transforma em observador sem aviso pode tornar a leitura ainda mais difícil, por exemplo. O que nem sempre ocorre com o caso de narrador-observador migrando para narrador-onisciente…

Mas… Eu continuo confuso aqui!

Calma, leitor-escritor!
Não se desespere, não ainda. Como disse ante, o narrador de qualquer história irá receber certos poderes que o caracterizarão e o limitarão. Então, agora cabe explicar cada um dos tipos de narrador para você não mais se confundir e decidir, derradeiramente, seu estilo de narração. O narrador, prima facie, poderá ser narrador-observador, narrador-onisciente e narrador-personagem. Vejamos:

O narrador-observador é aquele que se limita a contar uma história, sem realmente analisar a psique dos personagens envolvidos. Ele irá contar a história como um terceiro, muitas vezes não envolvido com nada, irá contar tudo com neutralidade e imparcialidade. Conhece bem os fatos que conta, mas não estaria envolvido com os mesmos. O discurso sempre é indireto, como a própria descrição em terceira pessoa totalmente livre do discurso que produz.

O narrador-onisciente é aquele que é praticamente uma criatura “deus“: ele tudo pode ver, ele tudo sabe, ele tudo percebe, tudo sente. É uma forma de narração em que se pode narrar os sentimentos e pensamentos íntimos dos personagens.
Normalmente é narrada em terceira pessoa, mas dada a tamanha personalidade do discurso, em alguns momentos se permite o uso da primeira pessoa, como recurso fundamental para descrição de determinada situação. Ora, a intromissão do narrador onisciente pode ser tamanha que fica claro seu profundo conhecimento sobre o íntimo dos personagens. O discurso, por conta disso, se torna na maior parte das vezes indireto livre, tomando parte efetiva da consciência e inconsciência de seus personagens.
Ele poderá ser também, seletivo se escolher apenas um personagem ou poucos personagens para exercer seus poderes. Pode ser ainda intruso, quando comenta outros aspectos que não são narrados na linha de tempo principal.

Por fim, mas não menos importante, o narrador-personagem. Agora a história é escrita na primeira pessoa, muitas vezes de maneira direta, algumas vezes podendo até ser utilizado o discurso indireto livre.
Neste estilo, o narrador possui uma relação muito íntima com a história que descreve, tornando-se, muitas vezes, extremamente subjetivo e até emocional em suas descrições. Contudo, isso não implica que ele seja o protagonista. Ele pode até ser um personagem secundário ou de suporte, mas que conhece a história profundamente, intimamente. Ele descreve fatos que outros narradores não saberiam ou não teriam conhecimento. E de uma forma ainda mais consciente, mesmo que algumas vezes se torne muito parcial.

Esses são os três estilos de narração, contudo, fora esses estilos, também pode se notar as diferenças de focos narrativos. Quando a narração é feita por pessoa alheia à história, a narração é Heterodiegética. Caso a história seja narrada por um personagem que não é protagonista da história, a narração se torna Homodiegética. Se o narrador é o personagem principal e está contando sua história de seu ponto de vista, ele é um narrador Autodiegético.

De posse desse novo e importante conhecimento, fica ainda mais simples decidir qual será seu tipo e seu foco narrativo. Então, mãos à obra!

2 Respostas to “Dinâmica de escritor: Narrador quem…?”

  1. gosto de escrever/ler historias contadas em primeira pessoa *–*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: