10 Maus hábitos que um escritor deve evitar

Olá, povo do Un-block, como podem ver é minha primeira vez aqui nesse blog. Não sou de falar muito sobre eu mesmo, logo vou apenas postar uma coisa que pode ajudar todos vocês a fazerem seus livros saírem de “Twilight Saga” [Troll Mode, Stand By] para ao menos um Percy Jackson.

Esse artigo foi originalmente publicado em inglês, porém ele é muito interessante. Contudo a décima dica se trata especificamente do Inglês, por isso nem me meto, mas pensem que o mesmo vale para o português.

Artigo original: Leia aqui!

Não escreva como um escritor antigo.
Você não precisa imitar um escritor de 400 anos atrás, se você deseja ter um apelo mais próximo a um público contemporâneo, você deve procurar por autores contemporâneos e olhar seus estilos de escrita e de drama. Veja por exemplo J.K Rowling, a autora da série Harry Potter, por exemplo, não é só um livro de crianças, é mais que isso.

Não escreva parágrafos longos.
Escrever longosparágrafos e alinhar a história em longos blocos de texto, na verdade mata o interesse do leitor. Pessoas que lêem na internet ou procuram apenas por uma leitura divertida e pequenas doses de informação no caminho são bem aceitados. Faça parágrafos pequenos, que pareçam bem apresentados e fáceis de ler.

Não faça cenários Resistentes.
Você não precisa de rodeios, por qualquer razão e em tudo, muitas vezes isso é visto e é um disparate total, pois ninguém gosta de ficar preso em um quebra-cabeça. Fazer cenários com fim de obter o leitor mais absorvido, na verdade, leva o leitor para longe de você.

Não fique preso ao estereótipo do estilo, seja inovador.
Você não precisa ficar preso a um formato ou estilo, estereótipos sobrepujaram o estilo hoje em dia. Mesmo design, mesmo formato, mesmas roupas e o mesmo sentido, fazem a vida chata. Inovação precisa de nenhum limite, tal qual nenhuma regra.

Escute a si mesmo e escreva as coisas do jeito que você quer.
Escute sua “Voz Interior”, escreva o que você pensa e como você pensa, muitas vezes o empregador coloca restrições que fazem o escritor sentir-se perdido em suas próprias mãos. O escritor deve saber como entregar enquanto pendeura-se em suas maneiras.

Tente prender-se em práticas consagradas, não prenda-se a boatos.
Aqui estou eu contradizendo minha afirmação, mas não sem razão. Jogar seguro pode te levar longe por um longo caminho, então você pode as vezes prender-se nessas práticas antigas que provaram-se indubitavelmente benéficas.

Mantenha seus títulos curtos. Use linguagem simples.
Manter títulos longos e linguagem complexa pode parecer bom, mas faz você se passar por idiota quando poucos conseguem lê-lo e menos ainda podem entendê-lo.

Não ignore seus Leitores, semelhantes ou Mídias Sociais.
Frequentemente escritores ignoram seus leitores e semelhantes. Eles escrevem um texto completo e publicam-no. Dando menos atenção ao que seus semelhantes têm a dizer sobre ele, comentários de redes sociais devem ser levados seriamente, o suficiente para alterá-lo totalmente ou ficar orgulhoso dele. Escutem as críticas de seus leitores, ignorem-nas. E podem cair fora do negócio.

Coloque seu ego de lado.
Muitas pessoas cheias de ego, refletem-no em seus escritos, saiba o que seu cliente quer e não o seu ego. Alguns podem brigar, dizendo que o ego os ajudou a subir, mas se não souber diminuí-lo, estou bastante certo de que ele irá levá-los pra baixo ainda mais rápido.

Cuidado com a gramática.
Cuidado com escorregões de gramática e sempre revise seus textos, mais de duas vezes se for possível. Cheque primeiro erros graves, revise de novo para erros de concordância. Escrever mal significa algo próximo a pegar uma .44 e atirar nas têmporas para o mercado.

E… Continuem escrevendo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: